quinta-feira, 12 de abril de 2007

Apresentação da Escola


Venha conosco e conheça um pouco de nossa escola!







A E. E. de Ensino Médio Érico Veríssimo oferece a comunidade ensino regular e eduação de jovens e adulto (EJA), atualmente temos ---- alunos e a sua filosofia é:


"








A seguir, apresentamos a síntese do texto Gestão escolar: revendo conceitos de Myrtes Alonso





Reconceitualizar a escola é o que defende Mariluci Alves Martino em "Deasfios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias". No texto, a autora afirma que as instituições de ensino precisam mudar para enfrentar o paradigma da "sociedade do conhecimento", exigência de um mundo que encurtou distâncias e está cada vez mais dinâmico.
Diferentemente de tempos atrás, a escola já não é mais detentora da primazia do saber, o que, segundo Mariluci, confere à instituição um novo papel: o de se integrar a ONG´s, empresas, sindicatos, etc. Para isso diretores e professores precisam rever conceitos administrativos e didáticos, oportunizando aos alunos uma nova maneira de aprender através de "um espaço de possibilidades de mudança" criado por escola e sociedade. E nisso nota-se a importância de gestores educacionais e pedagogos em estarem preparados e atentos a oportunizar tal quadro. Cada vez mais é preciso que a escola seja uma ponte entre o mundo dela mesma e o universo que a cerca.
Vale ressaltar também que nada disso será possível se o poder de decisão das instituições de ensino, especificamente no caso da esfera pública, não for ampliado concedendo maior respaldo a diretores e professores. A escola precisa acompanhar a velocidade do mundo moderno: convênios para utilização de tecnologia não podem esperar meses para serem efetivados, pois computadores ficam obsoletos do dia para a noite. Para a autora, é preciso termos em mente que o isolamento da escola impossibilita a mesma de desenvolver uma proposta educativa mais ampla e que responda satisfatoriamente às novas demandas.
Assim sendo, os alunos já não se satisfazem em apenas ouvir e copiar. Hoje o conhecimento precisa ser tocado, sentido e até mesmo cheirado, se for o caso. Coisas de um mundo que já não é o que foi ontem e nem o que será amanhã. E cabe a nós, educadores, estarmos atentos a tudo isso para formarmos cidadãos cada vez melhores.

Nenhum comentário: